A rede de franchising Mail Boxes Etc. (MBE) iniciou, em Janeiro, um roteiro virtual pelo país para contactar os empreendedores nacionais e dar a conhecer a marca e o potencial do negócio da logística. A cada mês, há encontros online em diferentes cidades ou de âmbito nacional.
Para este mês de maio, a MBE tem agendados encontros com empreendedores de Lisboa (03/05), Almada (04/05), Setúbal (05/05), Leiria (06/05), Coimbra (11/05), Braga (12/05), Guimarães (13/05), Aveiro (17/05), Faro (18/05), Viseu (19/05), Santarém (20/05), Albufeira (24/05), Marinha Grande (25/05), Oeiras (26/05), Torres Vedras (27/05) e duas reuniões nacionais (07 e 14/05).
Nestes encontros, é possível ficar a conhecer toda a estratégia da marca, a implementação do negócio, as várias fases até à abertura de um centro de serviços e a atualidade do setor, entre outras informações, assim como esclarecer dúvidas sobre o investimento na franquia, diretamente com profissionais de referência.
Os webinars da MBE realizam-se habitualmente entre as 9h e as 18h, com algumas exceções, sendo que a agenda de eventos e o registo prévio encontram-se disponíveis no site da marca, em https://www.mbe-franchising.pt/pt/eventos.
Os centros de serviços da MBE
Os centros de serviços da MBE, uma das maiores redes internacionais de centros de serviços de micrologística para empresas e particulares, disponibilizam várias soluções num só local, para todos os projetos de empresas e particulares, como envios de correspondência e de encomendas, embalagens, domiciliação de correspondência e armazenamento, design gráfico e impressão e também serviços específicos para o comércio eletrónico. Em Portugal, existem seis centros da marca, nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve, que fazem parte de uma rede global de mais de 2.600 unidades em 52 países.
As principais vantagens de apostar em franquias
O poder da marca. Quando um empreendedor abre um novo negócio, um dos desafios que enfrenta é o da necessidade de dar a conhecer o produto e conseguir entrar num mercado cada vez mais competitivo. Tal não acontece com as franquias. A marca já é conhecida e tem prestígio, pelo que o cliente, simplesmente ao ler o rótulo do negócio, reconhece-o imediatamente.
Modelo de negócio. Nas franquias já existe um modelo de negócio estabelecido, pelo que não há a necessidade de partir do zero. Tal significa que os programas informáticos, a estrutura do modelo, o plano de marketing, os recursos tecnológicos… Tudo vem pré-configurado e, mais importante, com valor já demonstrado.
Apoio corporativo. Quem decide abrir uma franquia, não está sozinho. Tem o apoio da empresa-mãe, que o vai apoiar se tiver algum problema. Obviamente, há uma fase de aprendizagem de todos os processos e sistemas a pôr em prática. Por isso, o franquiado tem sempre traçada uma rota a seguir.
Assistência. Em linha com o que já foi explicado anteriormente, a maioria das franquias oferece apoio logístico aos seus franquiados.
Renovação. Outra das vantagens está no facto do empreendedor pertencer a uma empresa com grande experiência. O normal é que a empresa queira continuar a crescer e evoluir, pelo que haverá uma atualização permanente, tanto dos processos e do trabalho interno, como dos produtos ou inclusive do mobiliário do espaço. Assim, o franquiado conta com um negócio ligado permanentemente às últimas tendências.
Publicidade. A franquia pertence a uma marca forte com poder de desenvolver campanhas publicitárias, o que beneficia todos os estabelecimentos.