A História do Franchising

O franchising não é um conceito recente. Há quem considere que a primeira estratégia de franchising terá surgido com a igreja católica (Carvalhosa, 2011). Outros autores, como Justis & Judd (1989), remetem a sua origem para a Idade Média.

Como modelo de negócio, o franchising surgiu nos Estados Unidos da América na por volta de 1852 através da marcaSinger Sewing Machines Coe da distribuição das suas máquinas de costura SINGER neste modelo de franchising. Alguns anos depois, a General Motors utilizou o mesmo sistema para aumentar a venda de automóveis, criando o que mais tarde viria a se chamar Concessionária de Veículos. Em 1899, a Coca-Cola criou o primeiro franchising de produção, outorgando a licença para empresários e grupos empresariais interessados em produzir e comercializar refrigerantes, não só nos Estados Unidos da América como também em outros países.

Desde então, o conceito de franchising expandiu-se, internacionalizou-se e implementou-se como uma das principais formas de empreendedorismo em todo o mundo. Em Portugal, foi na década de 80 que o franchising apareceu, começou a ter maior relevância no cenário econômico nacional, consolidando-se na década de 90, quando marcas nacionais passaram a competir com as estrangeiras.

Em agosto de 1987 é fundada a Associação Portuguesa da Franchise, pela mão do Dr. Rogério Tavares, sendo a primeira diretora geral a jornalista Júlia Pinheiro. Em 1988, surge a primeira feira de franchising, no Fórum Picoas. Nessa altura cria-se a Academia de Franchise e, ainda antes do ínicio dos anos 90, é efetuado o lançamento da primeira revista da especialidade – “O Anuário”.