No mês da Visão, a cadeia líder no mercado de ótica sensibiliza para a importância da saúde visual de forma divertida

A MultiOpticas, marca cuidadora da saúde visual dos portugueses, assinala o lançamento do Mês da Visão, com a inauguração do “ZOO DAS FORMIGAS”, no dia 23 de setembro, entre 10h:30m e as 12h:30m, no Jardim Zoológico de Lisboa, com a presença de Dolores Aveiro e Rita Ferro Alvim.

O Jardim Zoológico de Lisboa, que promove a educação ambiental e que assume um papel ativo na proteção e conservação da Natureza, foi o local escolhido para receber esta iniciativa em que, através de uma exposição que mostra o ecossistema das formigas, as crianças vão ter a oportunidade de aprender e observar estes pequenos animais enquanto avaliam a sua saúde visual.

Inserido no reptilário, após a observação do formigueiro, as crianças que apresentarem maiores dificuldades na observação das formigas, quer porque as vejam desfocadas, “embaciadas” ou não as vejam de todo, serão encaminhados para a zona reservada de rastreios onde se encontra um optometrista MultiOpticas, com o qual será realizado um rastreio visual tradicional a fim de despistar e identificar dificuldades visuais detetadas no pré-teste das formigas.

Esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da saúde visual e o impacto da mesma na vida e no dia a dia das pessoas, sobretudo no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, através de situações quotidianas e divertidas.

A Visão é determinante para o desenvolvimento físico e social, estima-se que cerca de 80% da aprendizagem seja processada por meio visual. Em Portugal, 25% da população é míope e entre os 18 e os 25 anos os dados apresentam valores próximos de 30%. Nas crianças, a taxa de incidência tem vindo a aumentar, contribuindo para além dos fatores genéticos, para comportamentos e estilos de vida com baixos níveis de atividades ao ar livre, tarefas de proximidade prolongada (leitura e gaming) e fracos níveis de iluminação que se tornam determinantes para o aumento da população míope em idade infantil. Para além da miopia, surgem outras condições oculares que comprometem o desenvolvimento social e escolar muitas vezes associado a dificuldades de aprendizagem.

O “ZOO DAS FORMIGAS” e o espaço de rastreios estará disponível para todos os visitantes do Jardim Zoológico (adultos e crianças), até dia 13 de outubro, entre as 11h e as 18h.