Decidir tornar a sua marca num franchising é uma decisão estratégica importante e que terá um impacto muito elevado no negócio. Para isso, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens do franchising para o franchisador antes de se tornar um.
Vantagens do franchising para o franchisador
Quem se desejar tornar franchisador irá encontrar várias vantagens para a sua marca, nomeadamente:
- A possibilidade da rápida expansão da marca no mercado internacional
- O desenvolvimento e crescimento da marca é menos dispendioso pois é dividido entre o franchisador e franchisados
- O fornecimento de grandes quantidades permite reduzir custos de produção
- Verifica-se um fortalecimento da marca graças à sua expansão territorial
- A notoriedade e imagem de marca atinge-se mais rapidamente
- Há uma motivação extra por ver a sua marca expandir-se
- Tem menos recursos humanos para dirigir diretamente
Desafiosdo franchisingpara o franchisador
No entanto, e como em todos os negócios, o franchisador poderá encontrar alguns desafios neste formato de negócio, tais como:
- Despender tempo na criação de uma estrutura de apoio aos franchisados e às suas exigências
- Gerir possíveis choques entre as direções das diferentes franquias
- Enfrentar problemas de comunicação entre as empresas
- Ter menor controlo sob a rede de distribuição
- Selecionar um franchisado que possa não estar à altura das expectativas e que descredibilize a imagem da sua marca
- Necessitar de capacidade de investimento em formação para atender ao fato de que os recursos necessários para um franchising internacional são diferentes de um franchising de contexto nacional