A RE/MAX, a maior rede imobiliária a operar em território nacional e líder na mediação, foi a grande vencedora nos Prémios Franchising 2022, organizados pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), que premeia as melhores marcas da indústria em Portugal. Na cerimónia que distinguiu a performance das empresas em vários segmentos, a RE/MAX conquistou a categoria Super Master de Franquiador do Ano e foi ainda distinguida com uma Menção Honrosa em Resiliência, categoria especial na qual as marcas foram avaliadas pelo impacto da pandemia na sua atividade.

Também as empresas do Grupo Everybody Wins, a que a RE/MAX pertence, a MaxFinance e a MELOM foram distinguidas com uma Menção Honrosa em Resiliência. Referir que a MELOM, empresa líder em remodelação de imóveis em Portugal obteve ainda o primeiro lugar em Marca Internacional e o segundo lugar em Franquiador do Ano (categoria Master), enquanto o terceiro lugar da mesma categoria foi alcançado pela MaxFinance, empresa líder no setor de intermediação de crédito.

A classificação nos Prémios Franchising 2022 resultou da ponderação pontual entre um inquérito junto das redes de franquia a franquiados e colaboradores a par de uma avaliação de um júri independente. As categorias variaram em função do número de franquiados, de unidades franquiadas e número de anos como franquiador, enquanto a performance foi avaliada nas suas dimensões global, económica, operacional, de relacionamento e de sensibilidade. Faturação, unidades, diferenciação, presença internacional, apoio aos franquiados, formação e integração, diferenciação da marca, cultura organizacional e relacionamento entre franquiadores e franquiados foram alguns dos critérios avaliados.

De acordo com a APF, o setor de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva. Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período representou 5,8% do PIB.

Manuel Alvarez, presidente da RE/MAX Portugal, refere “´É um privilégio sermos distinguidos nos Prémios de Franchising 2022, que premeiam as marcas que atuam no mercado de franquias nacional pelas suas melhores práticas de gestão em franchising. Acreditamos que uma enorme vantagem competitiva da nossa rede é a qualidade dos serviços prestados e o profissionalismo dos consultores que trabalham todos os dias para os nossos clientes. É a soma da excelência profissional de cada profissional RE/MAX Portugal que nos posicionou no mercado imobiliário português, tornando a rede na maior a operar no país e líder na mediação.”

O responsável acrescenta que “Ser-nos também atribuída a Menção Honrosa em Resiliência, vem confirmar que foi aposta ganha termos apostado ainda mais no fator inovação, uma vez que ajudou a fomentar a qualidade e profundidade do serviço prestado durante o contexto pandémico”.