Um dos destaques de 2020 da rede de franchising RE/MAX foi a aposta no capital humano, reforçado todos os meses na rede e que se traduziu em 5.745 novos consultores recrutados, uma média de 479 por mês. Foi a zona do Grande Porto quem mais recrutou no ano passado, porém em termos líquidos, quando comparado entradas e saídas de profissionais e numa análise de 2020 face a 2019, o maior incremento de novos consultores verificou-se na Linha de Sintra (47%). Também a formação manteve-se como uma das apostas estratégicas da rede, obrigatória nos dois primeiros anos para os novos consultores imobiliários atingirem a profissionalização e assim bate recordes.

Crescimento do Recrutamento por Grupo Regional RE/MAX
RegiãoNr. Total consultores em 2019Nr. Total consultores em 2020Ganho líquido (novos consultores)Evolução (%)
Linha Sintra41160419347%
Grande Porto1164133216814%
Lisboa Norte75992516622%
Lisboa Centro196120971367%
Centro Norte50564113627%
Margem Sul6597569715%
Linha Cascais845903587%
Norte641694538%
Centro Sul3844314712%
Alentejo1701982816%
Ilhas1271522520%
Algarve388380-8-2%

Quanto à evolução do recrutamento RE/MAX noutras regiões, quando comparado com o ano de 2019, para além da Linha de Sintra e do Grande Porto, seguem-se no ranking a região de Lisboa Norte com um crescimento de 22% no número de novos consultores, Lisboa Centro (7%), Centro Norte (27%), Margem Sul (15%), Linha de Cascais (7%), Norte (8%), Centro Sul (12%), Alentejo (16%) e Ihas (20%). Apenas o Algarve sofreu uma ligeira quebra de 2%, que corresponde a menos oito profissionais imobiliários da rede em atividade na região. No acumulado nacional, o incremento de novos consultores RE/MAX fixou-se nos 14%.

Além do recrutamento, a imobiliária líder no mercado manteve a aposta na formação, um dos pilares essenciais da marca, lançando no ano passado um conjunto de novas formações, além das já existentes, para toda a sua rede de agências e consultores imobiliários, com o objetivo de desenvolver as capacidades e competências dos profissionais nos serviços prestados aos clientes. São exemplo áreas de novos cursos: Angariação em exclusivo, Gestão de Leads, Gestão e Qualificação de Compradores, Marketing Imobiliário nas Redes Sociais, Multimédia (Vídeo e Visitas Virtuais), Imóveis Comerciais, Gestão do Negócio, Recrutamento e Retenção de Agentes, Tecnologia e Gestão Emocional e Business By Design.

Para Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal “Não obstante a pandemia, o recrutamento da RE/MAX cresceu no último ano. Isto explica-se pelo facto da RE/MAX criar todas as condições necessárias para ser opção profissional credível, com total capacidade para continuar a operar nesta fase pandémica, fruto das soluções tecnológicas implementadas e que ajudam na continuidade da operação.”

A responsável sublinha ainda que uma enorme vantagem competitiva da rede RE/MAX face a outros intervenientes no mercado imobiliário são os bons índices de recrutamento e formação, assim como a retenção de talento. “Temos os melhores profissionais do mercado, pelo que um dos grandes desafios é mantê-los e alavancar toda essa experiência e know- how para os novos consultores. Um dos pontos que que nos diferencia é termos a melhor formação existente no mercado, o reconhecimento e premiação, a partilha de negócios entre consultores como, impulsionador de crescimento e ainda a retribuição justa e elevada dos rendimentos. É assim notório que o recrutamento aliado à formação contribui para a RE/MAX ser capaz de dar resposta a todas as necessidades do mercado e à satisfação dos clientes.”