A MBE Worldwide (MBE) anunciou um acordo com a Oaktree Capital Management, L.P. (Oaktree), uma companhia gestora de investimentos globais. O acordo prevê a aquisição pela Oaktree de até 40% da titularidade e torna-se forte acionista da MBE, ao longo de várias fases e através de um aumento de capital no valor de 120 milhões de euros.

Líder em soluções para pequenas e médias empresas (PME) e consumidores a nível mundial nas suas áreas de atuação, a MBE conta com uma rede de centros de serviços próprios ou em regime de franquia – em Portugal são quatro unidades em Lisboa e no Porto-, que operam de forma independente. A empresa tem três marcas complementares, a Mail Boxes Etc., a AlphaGraphics e a PostNet.

A MBE posiciona-se como parceiro estratégico na cadeia de valor do cliente, através da oferta de soluções à medida nas áreas de encomendas e logística, focando-se na primeira e última fase do envio e como fornecedor local líder em soluções personalizadas de impressão e marketing, diferenciando-se assim num mercado altamente fragmentado.

Sobre o acordo agora alcançado, Paolo Fiorelli, presidente e CEO da MBE, revela um enorme entusiasmo com a chegada da Oaktree. “Temos planos ambiciosos para aumentar ainda mais a posição competitiva da MBE, a sua presença internacional e a sua força financeira nos próximos anos. Para alcançar estes objetivos, procurámos um parceiro de investimento valioso com muita experiência e recursos talentosos. Com a Oaktree encontrámos estes dois elementos”, explica.

Também o responsável da Oaktree sublinha a satisfação com esta associação que pretende ajudar a impulsionar a estratégia ambiciosa de crescimento da MBE. Segundo Mario Adario, managing director da Oaktree, “a MBE opera em mercados muito promissores e a companhia tem um historial impressionante, uma posição atrativa no mercado e uma equipa diretiva inspiradora. À medida que estes mercados se transformam, vemos uma enorme oportunidade para apoiar a MBE na próxima etapa do seu percurso”.

A MBE Worldwide é reconhecida no seu setor pela sólida presença global das suas marcas, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços relevantes para o mercado, com uma proposta atrativa de valor ao cliente. O modelo de negócio da MBE baseia-se principalmente num sistema de franquia, escalável, com resultados crescentes e um sistema de suporte de primeira linha.

Encontra-se bem posicionada em mercados dinâmicos e em contínuo crescimento e conta com uma rede global e solidez financeira consolidada. A estratégia de crescimento inorgânica e uma equipa de gestão orientada para os resultados a longo prazo vão continuar a construir um negócio baseado em marcas coerentes com valores unificados.