Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director na Nielsen Portugal, revelou num artigo sobre a geração Millennial que “Com a previsão de, nos próximos cinco a 10 anos, serem a geração com maior poder de compra, os Millennials são frequentemente consumidores mais infiéis às marcas. Esta geração toma as suas decisões de compra de forma mais abrangente, considerando um conjunto mais alargado de marcas e tomando as suas decisões de forma menos planeada”.
No entanto, reforça a especialista, é possível agradar e reter esta geração com uma experiência de compra positiva, sustentabilidade, diversidade e produtos convenientes. Ana Paula Barbosa afirma ainda que “Nos últimos dois anos, assistimos a variações significativas das vendas em quantidade em categorias como as refeições refrigeradas (+24%), as refeições congeladas (+11%) ou, em valor, do take away (+21%). Também os serviços de entrega têm conquistado importância para esta geração, com 22% dos jovens portugueses que consomem take away a utilizarem estes serviços. Num grupo de consumidores que valoriza tanto a conveniência como as atividades de lazer, as refeições fora de casa ganham terreno (em Portugal, cerca de um quarto dos mais jovens jantam foram de casa, pelo menos, uma vez por semana). Neste cenário, assistimos, por oposição, a decréscimos nos produtos básicos, que servem de base à preparação das refeições”.
“Neste contexto dinâmico, cabe às marcas e aos retalhistas compreender o momento atual e encontrar respostas para exigências originais ou que se encontrem a conquistar maior expressão, potenciando novas formas de encarar o consumo, as ‘modas’ e as preocupações,’ e procurando oportunidades na inovação e adaptação”, defende a Retailer Vertical Director.