A 25ª edição da Expofranchise foi o palco da primeira atribuição dos Selos de Excelência em Franchising da Associação Portuguesa de Franchising (APF) que visa apresentar as melhores práticas em franchising distinguidas com selos de excelência.
Neste reconhecimento concedido às empresas que atuam no mercado de franquias em Portugal, foram galardoadas 12 empresas de diversos setores de atividade, numa cerimónia de distinção da sua gestão das marcas.
Da restauração, ao turismo, passando pelo fitness, o imobiliário ou os serviços financeiros, são várias as áreas de negócio nas quais os empreendedores viram reconhecidos os seu esforço, trabalho e mérito, quer pelo setor, quer pelos colaboradores.
Com a atribuição deste Selo, o setor reconhece as melhores práticas de gestão em franchising e, no caso dos franquiados, de relacionamento com a sua equipa, aferindo o seu índice de satisfação em relação às suas respetivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade.
Vencedores dos primeiros Selos de Excelência da APF:
• Açai Natura
• Harab’s
• Bestravel
• UNU
• RE/MAX
• House Shine
• Max Finance
• Meu Super
• Urban Obras
• Fitness Factory
• Melom – Querido Obras
• Luzzo
Os vencedores dos Selos de Excelência em Franchising da Associação Portuguesa de Franchising ficam habilitados a concorrer aos Prémios APF, iniciativa que vai decorrer em maio.
”É com grande satisfação que entregámos pela primeira vez os Selos de Excelência da Associação Portuguesa de Franchising, que premeiam o profissionalismo das marcas e valorizam o que de melhor fazem franquiadores e franquiados”, resume a Secretária-Geral e CEO da APF. “Ao mesmo tempo, esta distinção estimula a melhoria do desempenho das redes de franquia e o desenvolvimento e crescimento do franchising como pilar do empreendedorismo, criação de emprego e desenvolvimento económico”, acrescenta Cristina Matos.
A distinção tem por base um questionário de satisfação, conduzido por uma entidade externa especializada junto de uma amostragem de franquiadores e colaboradores e que endereça cinco dimensões complementares: global, económica, operacional, relacionamento e sustentabilidade.
A Expofranchise, organizada pela APF, conta com mais de quatro dezenas de marcas que se apresentam como oportunidades de franquia e dão também a conhecer a sua oferta de produtos e serviços. A entrada é gratuita. Mais informações em http://www.infofranchising.pt/expofranchise/.
O setor de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva. Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período representou 5,8% do PIB.
Sobre a Expofranchise 2022
A Expofranchise 2022, organizada pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, foi a única feira de franchising e empreendedorismo do país neste ano.
Informações adicionais em http://www.infofranchising.pt/expofranchise/
Sobre a APF – Associação Portuguesa de Franchising
A APF – Associação Portuguesa de Franchising é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída no ano de 1987. Assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e como solução para a criação e expansão das PME no mercado interno e internacional. Pretende contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.
Informações adicionais em www.associacaofranchising.pt