Para ser um master franchising e que o mesmo tenha sucesso em outros mercados estrangeiros, devem seguir-se algumas pautas.
O Franchisador tem que tomar uma série de decisões antes de instalar-se em outro país. Por exemplo, determinar que modelo de franchising deverá escolher, como deverá adaptar-se à nova cultura do país, como adaptar os produtos e serviços à cultura local sem modificar o conceito do negócio e mantendo as fórmulas do sucesso e, por último, que tipo de figura escolher como empresa Franchisadora nesse pais.
Para apostar num outro pais é fundamental que o franchising tenha maturidade a nível nacional e um funcionamento testado em vários pontos de venda. Também deverá contar com recursos técnicos e humanos, desenvolvidos de forma adequada, consoante as necessidades de uma rede. –
O Master Franchising
O modelo de Master Franchising funciona melhor para o desenvolvimento de franchisings internacionais. Para tal, a marca confere o direito ao Master Franchising de operar nesse país. O Master Franchising pode, por sua vez, abrir unidades dessa marca no seu território. Cada um dos Franchising paga um direito de entrada e royalty ao Master Franchising, como contrapartida da utilização da marca, do apoio, formação e desenvolvimento da zona de exclusividade atribuída.
O Master Franchising possibilita que as normas locais desse paOs sejam respeitadas mais facilmente, assim como sabe como devem ser realizados os negócios nesse mercado.
Vantagens de ter um Master Franchising:
- É eficaz ter um Master Franchising para estabelecer uma rede de Franchising em diferentes zonas;
- O Master Franchising investe os recursos financeiros necessários para desenvolver a marca dentro desse país e, ao mesmo tempo, passa todo o conhecimento que detêm sobre o seu mercado;
- O Master Franchising é responsável pelo recrutamento do pessoal necessário para desenvolver a unidade piloto e adaptar o conceito de negócio ao seu mercado;
- O Master Franchising precisa de uma organização e infra-estrutura adequada para dar todo o apoio aos seus Franchisados pelo que deve contar com uma estrutura sólida para prestar um serviço de qualidade aos seus Franchisados.
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Este artigo foi escrito pela equipa da Best Franchising, parceiros da APF – Associação Portuguesa de Franchising. A Best Franchising é um dos maiores sites de franchising em Portugal, com um sistema de procura que põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado.