Fundada em 2010, a rede de franchising MELOM está a celebrar o décimo aniversário de operação no mercado nacional. Nascida da necessidade crescente de reabilitação e construção de imóveis, ao longo da última década a insígnia foi responsável por cerca de 200.000 obras em casas portuguesas. Uma década depois, a empresa destaca sobretudo o contributo para profissionalização do setor e o aumento da confiança dos consumidores e aponta os mercados estrangeiros como objetivo de expansão.

“Nos últimos 10 anos tivemos como missão profissionalizar o setor das obras em casa, com um conceito pioneiro em Portugal, que tinha um objetivo muito concreto: fazer com que os portugueses confiassem as suas obras (mesmo que pequenas) a profissionais. Variáveis como qualidade, cumprimento de timings, garantia uma oferta que foi conquistando clientes e novos franchisados, permitindo que hoje tenhamos uma rede que cobre a maioria do território nacional.
A isto, incorporámos uma estratégia de marketing e comunicação, adicionando atributos emocionais a atributos técnicos, para além da aposta na tecnologia, tanto na interação com a rede como na relação com o cliente”, refere João Carvalho, diretor-geral da MELOM.

“Vivemos tempos excepcionais e nunca a casa foi tão importante para os portugueses, que estão a aproveitar agora para melhorar as suas habitações com pequenas e grandes obras. Temos notado um crescimento na procura das nossas marcas, o que vem reforçar a ideia de que existe um olhar mais exigente para a remodelação de imóveis, que se concentra nas marcas como as nossas, que incorporam credibilidade e segurança aos projetos. O nosso caminho para os próximos anos desenha-se no reforço da nossa presença no mercado nacional, com uma rede mais capilar.”, acrescenta o responsável.

Atualmente a MELOM, juntamente com a Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), especializada em pequenas intervenções, contabilizam 156 franchisados, sendo 650 o número de pessoas que trabalham diretamente para as insígnias, ou seja, equipas de gestão das unidades franchisadas, com a MELOM a representar 426 desses profissionais e o QMACO os restantes 224. Ao longo dos últimos 10 anos, a MELOM interveio em perto de 200 mil obras.

No final deste ano a MELOM pretende igualar a marca do ano passado, com cerca de 50 novos franchisados e estima fechar o ano a faturar à volta dos 35 milhões de euros (M€), registando, assim, uma quebra de 10% face a 2019, que se explica devido aos efeitos da pandemia. Ainda assim, será um resultado idêntico ao registado em 2018.

A MELOM tem como objetivo a expansão do conceito internacionalmente, tendo como foco principal o mercado europeu. Espanha e França, países que já têm relação com empresas do Grupo, são mercados-alvo da rede numa primeira fase.

Presença digital com novo site, campanha e parcerias com influenciadores digitais Para assinalar a efeméride, a empresa vai lançar este mês a campanha “Don’t do it yourself” (não faça você mesmo), que irá decorrer em ambiente digital. A campanha é composta por dois pequenos vídeos (um que representa a marca MELOM; outro a marca QMACO), concebidos
para diferentes plataformas digitais, e visa inverter a tendência do “faça você mesmo”, impulsionada pelo período de confinamento.

Destaque ainda para o lançamento do novo website, que além de novo layout, conta agora com um simulador de obras melhorado e parcerias com influenciadoras como “A Pipoca Mais Doce” e “The Master Bedroom” em ações de engagement com o consumidor.

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