A 25ª edição da Expofranchise vai ser o palco para a atribuição, pela primeira vez, dos Selos de Excelência em Franchising da Associação Portuguesa de Franchsing (APF), um reconhecimento que distingue às empresas que atuam no mercado de franquias em Portugal.

Enquanto “termómetro” da gestão das marcas, os Selos medem o índice de satisfação dos franquiados em relação às suas respetivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade franquiada.

O evento, organizado pela APF, conta este ano com a presença de mais de três dezenas de marcas que se apresentam ao público como oportunidades de franquia e dão também a conhecer a sua oferta de produtos e serviços.

“Os Selos de Excelência em Franchising da APF são uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquia, por meio da valorização das melhores práticas dos franquiadores e franquiados e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado”, explica a Secretária Geral e CEO da APF, Cristina Matos.

“O empreendedor sente-se mais seguro em investir quando descobre que a franquiadora acompanha o desempenho dos seus franquiados e os franquiados têm um modelo que funciona. Trata-se, afinal de contas, de um fator decisivo: o seu sucesso depende disso”, conclui.

Os Selos de Excelência em Franchising da APF têm por base um questionário de satisfação, conduzido por uma entidade externa especializada, dirigido a uma amostragem da rede de franquiadores e colaboradores e que endereça cinco dimensões complementares: global, económica, operacional, relacionamento e sustentabilidade.

A atribuição deste Selo possibilitará à empresa o reconhecimento pelo mercado como referência na adoção das melhores práticas de gestão em franchising e, no caso dos franquiados, de relacionamento com a sua equipa.

Os vencedores dos Selos de Excelência em Franchising da APF ficam habilitados a concorrer aos Prémios APF, iniciativa que vai decorrer em maio.

A Expofranchise 2022 é de entrada gratuita, mediante inscrição prévia. Informações adicionais em http://www.infofranchising.pt/expofranchise/.

O setor de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva.

Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período, o franchising representou 5,8% do PIB.

Sobre a Expofranchise 2022

A Expofranchise 2022, organizada pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, é a única feira de franchising e empreendedorismo do país.

Informações adicionais em http://www.infofranchising.pt/expofranchise/

Sobre a APF – Associação Portuguesa de Franchising

A APF – Associação Portuguesa de Franchising é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída em 1987.
Assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e como solução para a criação e expansão das PME no mercado interno e internacional. Pretende contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.

Informações adicionais em www.associacaofranchising.pt