Parceria do Grupo Bittencourt Europe com Eurofranquias atesta as oportunidades presentes no país mesmo com os novos desafios.
Portugal continua a ser visto como um país de oportunidades e porta de entrada para a Europa para diversos empresários brasileiros que aqui estão e também para os que pretendem investir no país.
O portal Eurofranquias – desenvolvido por um casal de brasileiros ex-franqueados da cafeteria Fran´s Café e donos de pizzaria no Brasil -, que deu início às suas atividades de divulgação das marcas de Portugal para brasileiros em 2020, é um exemplo de aposta no franchising português e da aproximação empreendedora entre os dois países.
Outra empresa brasileira que iniciou suas atividades mais recentemente em Portugal foi o Grupo Bittencourt, consultoria com 35 anos de experiência, especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, que se associou ao Grupo Your,proeminente empresa portuguesa de consultoria em áreas de suporte à gestão, resultando no Grupo Bittencourt Europe.
O Eurofranquias também atesta que outros empresários brasileiros estão se estabelecendo e investindo no país, registrando que diversas marcas de franquia de Portugal (que estão no portal) foram compradas por brasileiros mesmo em 2020 e estão iniciando suas atividades em 2021.
Não há somente brasileiros tornando-se franqueados em Portugal. Outro fenômeno interessante é a crescente procura pelo portal, por empreendedores brasileiros que querem trazer seus negócios para Portugal, e empresários europeus, que querem levar seus negócios para o Brasil.
O fato levou o Eurofranquias a firmar parceria com o Grupo Bittencourt Europe para poder auxiliá-los melhor nesta atividade, demonstrando que mesmo em tempo de pandemia, os negócios não arrefeceram.
“Enquanto divulgávamos franquias para brasileiros, percebemos que também os franqueadores europeus queriam atravessar para o Brasil e empresários brasileiros queriam trazer seus negócios para Portugal, então, fomos buscar o melhor parceiro para isso”, afirma Karoline Portela, diretora do Eurofranquias.
No Brasil, o Grupo Bittencourt vem desenvolvendo projetos para diversas marcas internacionais, tais como Intimissimi, Pepe Jeans, MAC, OMO Lavanderia, Dunkin´ Donuts, Coca Cola, Google Carl´s Júnior, Staples, KIABI, e outras, realizando trabalhos desde de internacionalização, franchising, canais de venda até transformações digitais.
Em Portugal, o Grupo Bittencourt Europe está desenhando suas operações. Segundo Pedro Rodrigues dos Santos, diretor geral no país, depois de muito estudo, a empresa decidiu se estabelecer na Europa a partir de Portugal, buscando parceiros que fizessem sentido ao seu core business e ao objetivo que a consultoria tem no país. A entrada se deu através da parceria com o Grupo Your, que conta já com mais de 2000 clientes em Portugal.
“Já o portal Eurofranquias foi nos apresentado e percebemos que a parceria poderia fazer sentido na nossa estratégia, por isso, decidimos apostar”, afirma Pedro e muitos outros empresários brasileiros que continuam a apostar em Portugal.
Road Show Portugal: Brasil visita Portugal
A contribuição brasileira para o franchising Português não pára. Em fins de setembro, ocorreu uma nova edição do Road Show Portugal, realizado pelo Franchising Brasil, iniciativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) em conjunto com a Apex-Brasil (agência de fomento a exportação brasileira), apoiado pela APF (Associação Portuguesa de Franchising), com o objetivo de promover a aproximação entre empresários brasileiros e portugueses com a finalidade de realizar negócios em Portugal.
Karoline Portela, do portal Eurofranquias, participou de algumas reuniões com empresários apresentando o portal como meio de divulgação para as franquias brasileiras que buscam franqueados ou investidores.
Em Portugal já são mais de 15 marcas de franchising brasileiras atuando em todo o território, fruto de iniciativas como essas e das aproximações entre empresas e associações.
Sem registrar ainda os empresários brasileiros que começaram negócios em Portugal e já estão estabelecidos ou prontos para serem franqueados. A tendência dos investimentos brasileiros em Portugal é aumentar.