O coronavírus está a fazer com que grande parte das empresas se veja, agora, obrigada a trabalhar em regime de tele-trabalho, incluindo a própria APF – Associação Portuguesa de Franchising. Desta forma, ajudamos a controlar a propagação do vírus.

No entanto, trabalhar remotamente, pode ser um desafio para os colaboradores. Partilhamos alguns passos importantes que podem ajuda-lo a si e às suas equipas a trabalhar a partir de casa com bastante produtividade.

Dicas para trabalhar a partir de casa

Defina qual o espaço, dentro de sua casa, que pode transformar no seu local de trabalho temporariamente. Um sítio que seja confortável e que lhe permita concentrar-se. No entanto, no caso de ter de supervisionar crianças, terá de optar por uma área comum, ainda que assumindo que, algures nesse espaço, terá o seu local de trabalho. Se faz muitas videochamadas, escolha um espaço que não esteja desarrumado nas suas costas. Caso contrário, poderá passar uma imagem de desorganização e pouco profissionalismo.

Garanta que tem os softwares necessários no seu computador, bem como antivírus recomendados ativos. Faça as actualizações necessárias para que os sistemas informáticos funcionem em pleno.

Recorra a auscultadores de ouvido, sempre que possível. Será mais fácil para realizar reuniões com os seus colegas, bem como ajuda na concentração.

Arranje-se e vista-se como se fosse trabalhar no escritório. Embora, em casa, possa não precisar de usar fato e gravata (a menos que tenha reuniões por vídeo conferência que assim o possam exigir), isso não significa que tenha de ficar em pijama. Continue com a sua rotina de acordar cedo, tomar banho, comer o pequeno-almoço e vestir-se.

Não desespere se as videochamadas não estiverem a correr bem. É comum que a utilização da câmara gere imagens paradas. Nesse caso, desligue a câmara e use apenas a opção de voz. A ligação à internet ficará mais rápida.

Faça pausas. Se, no escritório, se permite a fazer pausas, em casa deve fazê-lo também. No entanto, comunique as suas pausas à sua equipa, para que saibam que, naquele momento, não se encontra disponível.

Trabalhe com boa luz, seja luz natural ou artificial. Cansa mesmo a vista e ajuda a manter-se desperto/a.

Respeite os horários de trabalho. Se, no escritório, tem horário de entrada e de saída, tente respeitá-los agora também. Pelo bem da sua sanidade e produtividade, é importante saber parar. Terá muitos dias para continuar as tarefas pelo que, se der o seu melhor dentro do seu horário de trabalho, não necessitará de fazer horas extra.