A ABF – Associação Brasileira de Franchising fez um balanço do desempenho do franchising no Brasil em 2018 e mostrou que o faturamento do setor no ano passado cresceu 7,1% em relação a 2017. De acordo com a ABF, a receita total do mercado de franchising passou para R$ 174,843 bilhões.

Vimos que 2018 (…) foi um ano ainda desafiador para a economia brasileira e não foi diferente para o franchising. Para manter resultados positivos, as empresas franqueadoras fizeram valer ainda mais o trabalho em rede, que possibilita por exemplo ganhos em escala, buscaram inovar, investindo em novos formatos, produtos e serviços, trabalharam duro e puderam colher os frutos com o encerramento do ano”, afirma André Friedheim, presidente da ABF

Desempenho do franchising no Brasil em 2018

O mercado brasileiro mostrou um comportamento de amadurecimento, comprovado pelo aumento do número médio de unidades por rede e pela diminuição da taxa de mortalidade das operações.

Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Conheça todos os resultados deste estudo, no site da ABF.