Há 15 anos nascia em Portugal uma marca de depilação com um conceito exclusivo: remover os pelos dos clientes de forma permanente. Hoje a DepilConcept é líder de mercado, contando com +60 clínicas em território português e com um projeto de internacionalização sólido na Polónia, Sérvia, Brasil, Kosovo, Irlanda, República Checa e Eslováquia. Para celebrar o 15º aniversário, a insígnia preparou um conjunto de atividades especiais que conta com uma embaixadora, temas de sustentabilidade ambiental e parcerias com marcas portuguesas.

Corria o ano de 2007 quando Sandra Castanheira, Alexandre Lourenço e Susana Martins decidiram arriscar num novo projeto, depois da abertura da BodyConcept em 2005. “A nossa visão era criar um conceito profissional e estruturado no mercado da depilação permanente, tendencialmente regulado por soluções ou espaços mais amadores, através da criação de uma rede de clínicas com tratamentos de depilação permanente, acessíveis a todas as pessoas, e que solucionassem problemáticas relacionadas com pelos e pele”, refere Alexandre Lourenço, administrador e cofundador do GrupoConcept.

A primeira clínica DepilConcept abriria assim em Picoas, com recurso à tecnologia IPL – Luz Pulsada, que permite, através da aplicação de pequenos disparos, converter a energia térmica atuando diretamente nos folículos pilosos, enfraquecendo-os e inibindo progressivamente o seu crescimento.

A distribuição geográfica da rede de clínicas fortalecer-se-ia com o passar dos anos, com unidades de Norte a Sul do país, tendo por base o crescimento sustentado pelos valores e pilares da marca, de desenvolvimento, dinamismo e atendimento de excelência. A DepilConcept torna-se na maior rede de depilação permanente em Portugal.

2017 é pautado pelo rebranding da marca. Após dez anos no mercado, a DepilConcept adotou uma imagem mais fresca, em tons de branco, cinzento e azul, com um logo que conjuga uma gota de água e uma impressão digital, com o intuito de transmitir leveza, fluidez e suavidade e de representar, simbolicamente, a textura da pele. A tipografia distintiva é ainda constituída pela mensagem “pelo seu corpo”, diferenciando-se da antiga imagem com tonalidade preta, dourada e vermelha que induzia ao conceito mais formal de luxo e serviço de exclusividade.

Com uma imagem mais jovem e acessível a DepilConcept passava a atrair outros públicos. “Tornou-se numa marca mais contemporânea, com um serviço essencial para a maioria da população, seja masculina ou feminina, adaptada também aos jovens e transversal a todas os poderes económicos. Quisemos transmitir a liberdade de se poder fazer o que quiser, sem a preocupação com os pelos, em vez de passar apenas uma mensagem de venda de depilação”, revela Sandra Castanheira, administradora e cofundadora do GrupoConcept.

Não só os jovens apareciam para fazer depilação permanente, mas também os homens, apesar de muitos ainda considerarem o assunto taboo. A aposta em embaixadores masculinos, como Valter Carvalho e Afonso Vilela, posicionava a marca como guy-friendly, com um serviço cool de que até os homens usufruem. No espetro feminino, Raquel Loureiro, Núria e Dália Madruga representaram as mensagens da marca.

As estratégias de influencers ajudaram a alavancar o posicionamento da insígnia. “Definimos duas abordagens para fomentar o awareness e alcance da marca, uma a longo prazo e em constante desenvolvimento: protocolos com influencers estratégicos durante um determinado período de tempo, e com possibilidade de renovação, e uma a curto prazo, com embaixadores que têm normalmente uma visibilidade mais elevada e presença em todos os materiais de comunicação da marca e são escolhidas apenas para um período específico”, desvenda Susana Martins, administradora e cofundadora do GrupoConcept.

A necessidade de corresponder ao apelo do mercado, por uma tecnologia mais recente e eficiente, fez com que a marca adquirisse o laser díodo em 2018, um método de depilação permanente que incorpora um sistema de refrigeração durante o tratamento para proteção da epiderme. Esta tecnologia vem colmatar a questão temporal, as consultas tornam-se mais rápidas e o número de sessões mais reduzido.

Nesse mesmo ano, surge a ConceptPlus, a gama própria de cosmética do Grupo, com propriedades hidratantes, protetoras, regeneradoras e não testada em animais, utilizada nas clínicas para potenciar os tratamentos e que os clientes podem levar para casa.

Com o intuito de solucionar problemáticas de pelo e desequilíbrios na pele, a DepilConcept passa a posicionar-se como especialista em depilação permanente, diferenciando-se das demais marcas, através do foco num serviço de qualidade, apoiado por tecnologia de ponta, profissionais altamente formadas e especializadas, um certificado de garantia pioneiro, um kit personalizado e um acompanhamento detalhado ao cliente que permite adaptar os packs de tratamentos às necessidades, concretas, de cada indivíduo.

A marca foi criada numa perspetiva de expansão em sistema de franchising, não só a nível nacional, como internacional. Foi feito um estudo para iniciar a expansão internacional da marca no continente Europeu, em que se definiram como mercados-alvo, alguns países que apresentavam um grande potencial de crescimento económico. A Polónia foi o primeiro país a responder afirmativamente ao desafio, sendo que atualmente a DepilConcept é líder de mercado neste país com 58 clínicas.

Logo se seguiram outros mercados como o Brasil, a Sérvia, o Kosovo, a Eslováquia, a Irlanda e a República Checa, sendo a insígnia também já líder de mercado na Sérvia.

No ano corrente, a marca continua a somar resultados de expansão e de reconhecimento com +60 clínicas em Portugal, com a atribuição do Prémio 5 Estrelas pelo terceiro ano consecutivo por entidades independentes; a dar passos para se tornar cada vez mais sustentável e promover a autoestima dos +250.000 clientes que passaram nas clínicas ao longo dos anos.