A expansão do negócio é um passo importante para qualquer empresário. Como tal, tornar a sua empresa num modelo de franchising necessita de bastante reflexão e avaliação de forma a aferir se há condições para esta expansão ser viável.
Deve, antes de mais, ter um conceito de negócio de sucesso e tê-lo testado durante, pelo menos, um ano, com provas financeiras que sustentem esse sucesso. Para poder franchisar, a marca e o nome do estabelecimento devem estar registados e “a arte do negócio”, o know-how, não deve ser do conhecimento geral ou fácil de atingir mas deve poder ser ensinado a terceiros.
Como se tornar um franchisador de sucesso
Há algumas etapas que deve ter em consideração para garantir a eficaz expansão do seu negócio, nomeadamente:
Etapa 1:
Conhecer bem o sistema de franchising em Portugal e no mundo é o primeiro passo, nomeadamente a legislação, os casos de sucesso e de insucesso.
Etapa 2:
Fazer uma avaliação da possibilidade de franchisar o negócio, onde deve constar:
- uma análise completa do estado atual da empresa, do seu posicionamento e produtos no mercado;
- uma avaliação do mercado e da concorrência;
- uma definição do modelo, conceito e estrutura que deverão ser replicados no modelo de franchising;
- uma avaliação financeira do futuro franchisado, com um plano para os anos seguintes
- Um plano de expansão do negócio (quantas novas unidades? Em que período? Quais as zonas do país?)
Etapa 3:
Desenvolver um sistema que vai permitir a operação do franchising pelo franchisado de acordo com os padrões técnicos e de qualidade exigidos pelo franchisador. Para isso, devem ser elaborados manuais claros e objetivos com todas as instruções de como deve ser o dia-a-dia do franchisado e de quais devem ser os procedimentos a ter em consideração antes de inaugurar a unidade
Etapa 4:
Antes de lançar o sistema planeado anteriormente, o mesmo deve ser testado numa unidade piloto. Desta forma, permite-se a correção de quaisquer erros e ajustes necessários para uma boa implementação do sistema.