Na APF – Associação Portuguesa de Franchising, defendemos que o sistema de franchising é a melhor forma de empreender. Sabemos, também, que em tempos de crise o franchising dispara em todo o mundo.

Contudo, tudo mudou. 2020 foi um ano de profundas aprendizagens também a nível empresarial, e Portugal não foi excepção. Afinal, que tendências para o franchising em 2021 podemos antecipar?

O franqueador irá dar suporte mais personalizado ao franqueado

O franqueador sabe que os seus franqueados são diferentes em tamanho e necessidades de suporte. Por isso, prevemos que 2021 verá um apoio mais personalizado a cada franqueado, de acordo com as suas necessidades, experiência e concorrência.

Crescimento de dentro da rede

É muito comum assistirmos, em redes de franchising, a que os novos franqueados venham de dentro da própria rede. Isto é possível graças a uma cultura que promova a oportunidade de desenvolvimento de carreira dentro da própria rede. Esta é uma tendência que pode vir a crescer em 2021.

Os franqueados mais fortes vão prosperar

A pandemia levou a que muitos negócios – especialmente as pequenas empresas – encerrassem as suas portas e não resistissem. No entanto, os franqueados têm uma melhor oportunidade de sobrevivência pelo acompanhamento constante que têm do seu franqueador. Contudo, alguns franchisados mais pequenos poderão fechar portas ou ser vendidos, o que fará com que os franqueados mais fortes tenham mais oportunidades de expansão. Devem os franqueadores ter uma estratégia de expansão sólida que inclua estes cenários.

Justiça social e maior transparência

Ao longo da História, algumas empresas não foram transparentes para com os seus colaboradores sobre onde gastavam o dinheiro recebido e, posteriormente, faliam. Hoje em dia, as equipas exigem saber onde estão a ser aplicados os fundos e uma das tendências é exactamente essa – maior transparência por parte do franchisador sobre onde é gasto, neste caso, o dinheiro dos royalities e taxas de marketing, por exemplo. No entanto, tão poderemos assistir a mais responsabilidades por parte das empresas no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade social.

Suporte de rede direccionado para clientes

Os franqueados são, geralmente, muito fortes nos aspectos operacionais. Contudo, uma grande maioria ainda sente dificuldade em reter e aumentar a sua base de clientes. Será importante que o franqueador explique os fundamentos de marketing e os padrões de compra do cliente, no sentido de ajudar os seus franqueados a melhorar os seus negócios e aumentar as vendas.

Reuniões em formato virtual

A quarentena veio provar a todos os negócios que o online veio para ficar. Como tal, as reuniões dentro da rede irão, com certeza, manter muito do seu formato online, o que facilita a agenda de todos os envolvidos. É um formato mais económico e que permite também envolver todos os participantes, incluindo em formações para franqueados e franqueadores.

Desempenho orientado por métricas

Cada vez mais, as empresas têm acesso a todos os dados e métricas em tempo real. Por isso, os franqueadores estão a adaptar-se a essa realidade e a investir em tecnologia que permita acompanhar, também em tempo real, as principais métricas financeiras da rede mas também em relatórios mais detalhados sobre os hábitos dos seus clientes. Bem analisadas, estas ferramentas ajudam a desenvolver estratégias que tornam a rede mais lucrativa.

Millenials vão estar mais presentes

Em 2021 prevemos que a geração dos Millenials esteja cada vez mais presente, até mesmo em papéis de liderança. São pessoas com ideias frescas e flexibilidade. Contudo, são uma geração que comunica, tendencialmente, menos verbalmente e mais por escrito. A relação entre os Millenials e as gerações mais velhas poderá gerar alguns atritos na comunicação, o que exigirá que os franqueadores estejam atentos e disponíveis para ajudar.