A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em colaboração com a APF – Associação Portuguesa de Franchising, iniciaram na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, a Missão de Internacionalização a Portugal. Realizada no âmbito do Projeto Franchising Brasil, a missão é formada por 21 empresas. A delegação brasileira cumprirá uma agenda na capital Lisboa e nas cidades do Porto e Braga até ao próximo dia 15 de novembro.

No primeiro dia de missão, foram realizados importantes painéis no escritório Abreu Advogados para debater assuntos de interesse de ambos os países. O presidente da ABF, André Friedheim, detalhou os números do desempenho do setor no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, são abertas no País 25 franquias por dia com 8 empregados em média. De acordo com o presidente, “a segurança institucional de Portugal e os laços históricos propiciam uma boa relação entre os dois países”. Friedheim também agradeceu a Apex-Brasil e lembrou do convênio entre ambas as instituições que já existe há dez anos e tem sido fundamental para promover a expansão internacional das franquias brasileiras. O presidente da ABF estendeu os agradecimentos à Associação Portuguesa de Franchising (APF), à Câmara de Comércio Luso-Brasileira, à Associação Empresarial de Portugal e ao escritório Abreu Advogados, anfitrião do evento.

O secretário de Estado de Internacionalização de Portugal, Dr. Eurico Brilhante Dias, salientou que seu país “está de braços abertos e que as empresas brasileiras serão sempre muito bem- vindas”. Ainda segundo o secretário, Portugal oferece muitos caminhos de apoio e incentivo.

Pablo Cardoso, ministro conselheiro da Embaixada do Brasil, reforçou que a Câmara é bem parceira. O ministro observou que Portugal cresce desde 2003 e destacou que “o país tem boa qualificação da mão de obra, boa infraestrutura e segurança”.

Duarte Athayde, managing partner da Abreu Advogados, falou a respeito de alguns dados da relação Brasil – Portugal, ressaltando que atualmente são 100 mil brasileiros vivendo na pátria-mãe. Athayde defendeu que a relação entre ambos os países tem que ir além do fato de falarem a mesma língua.

Os demais paineis seguiram os temas da agenda e contaram com muita participação dos que estiveram presente. Foram eles: “Como constituir uma empresa em Portugal”, moderado por José Schwartz, presidente da Schwartz Consultora; “Como criar uma rede de franchising na Europa”, moderado por André Friedheim; “Estratégia de Marketing e Comunicação, o que muda em Portugal”, moderado por Marinho Ponci, sócio-gerente da Mint2be Consultora; e “A visão dos franqueados e franqueadores”, sob moderação de Bruno Amado, gerente internacional da ABF.

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