ABF – Associação Brasileira de Franchising, fez um balanço preliminar parcial do desempenho do setor do franchising, no qual se concluiu que a internacionalização de franquias mantém processo gradativo de desenvolvimento.

As marcas brasileiras continuam a procurar a internacionalização. Um estudo da ABF consolidado de 2018, indica que há 145 redes nacionais com operações em 114 países. Em 2017, era 142 redes, em 100 países. O segmento de Moda é o mais representativo, com 35 marcas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem a seguir, com 25 e Alimentação em terceiro lugar, com 22.

Portugal é o segundo país mais procurado pelas marcas brasileiras, com 34 marcas a operar localmente. Acima encontram-se nos Estados Unidos, com 59 redes. Paraguai, Bolívia, Argentina e Chile são os países que sucedem a Portugal na lista de interesse das marcas brasileiras.

Já no movimento contrário, a ABF registrou a existência de 190 redes estrangeiras operando no Brasil, originárias de 24 países. Aqui, Portugal permanece na segunda posição, com 22 marcas seguido por Espanha, com 13.

Frente a um cenário local tão complexo, a internacionalização – ainda que tenha seus percalços – continua a ser uma estratégia de longo prazo de muitas redes brasileiras. Já temos um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade, como mostrou um estudo conjunto da ABF com a ESPM. A entidade continua a incentivar este movimento, atuando inclusive em parceria com a Apex-Brasil, por entender que é importante para o fortalecimento, ganho de escala e conhecimento das franquias brasileiras”, conclui André Friedheim, presidente da ABF.