Líder no setor das obras residenciais em Portugal, a rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) finalizam o ano de 2021 com uma faturação próxima dos 40 milhões de euros (M€), representando um aumento de 31,1% em relação a 2020, impulsionado pela tendência de obras em casa decorrente da pandemia. Os dados revelam um aumento significativo no volume de pedidos de obra de ambas as insígnias, destacando-se a remodelação geral e pequenas intervenções. A região Sul do país liderou esse crescimento, registando um aumento exponencial nos pedidos de obras (122,8%), adjudicações (400,5%), e faturação (51,1%) em comparação com o ano anterior.

Os resultados indicam que, em 2021, as insígnias alcançaram um aumento expressivo (132,2%) no número total de pedidos de obra (45.631), em comparação com 2020 (19.653). O número de orçamentos entregues pelas marcas também cresceu exponencialmente (218%), atingindo um recorde de 230 milhões de euros orçamentados. Destaque ainda para o aumento de 64,8% no valor médio de faturação por franchisado, refletindo a maturidade crescente da rede. No último ano, foram inauguradas 41 novas unidades em território nacional, sendo 13 da MELOM e 28 da QMACO.

As pequenas intervenções, como trabalhos de canalização, e as remodelações gerais continuam a ser as obras mais solicitadas pelos portugueses. No ano passado, as marcas registaram um grande volume de pedidos de intervenção nas habitações, especialmente para a renovação de áreas técnicas, cozinhas e casas de banho, áreas mais suscetíveis ao desgaste e que requerem mais manutenção. Destaca-se também a procura por remodelações em áreas exteriores, como varandas, terraços e jardins, resultado do contexto pandémico. Outros tipos de obras que compõem o top 5 das mais solicitadas em 2021 foram pequenas intervenções (pintura, bricolage, instalações e pavimentos). O valor médio de obra para pequenas intervenções foi de 5.169 euros. Já o valor médio de obra para grandes intervenções fixou-se em 28.861 euros, representando um aumento de 88% em relação a 2020.

João Carvalho, co-fundador da MELOM, destaca que os resultados de 2021 são muito positivos e refletem a vitalidade das marcas e do setor. O aumento significativo nas adjudicações demonstra a confiança dos clientes nos serviços prestados pelos franchisados, tanto em pequenas quanto em grandes intervenções. Os indicadores refletem uma forte procura por obras residenciais, impulsionada pela pandemia, apesar dos desafios relacionados com a escassez de mão-de-obra e ruturas nas matérias-primas.

O responsável destaca ainda as previsões otimistas para o próximo ano, visando o crescimento contínuo e a consolidação da liderança das insígnias no setor de obras residenciais em Portugal. Além disso, salienta a importância de apoiar os portugueses na melhoria da qualidade de vida nas suas casas. Uma das metas para 2022 inclui o reforço do projeto da academia de profissionais do setor, abordando a questão da escassez de mão-de-obra ao formar novos profissionais da construção civil e integrá-los numa rede de apoio ao arranque dos seus negócios.

A MELOM, fundada em 2010, é uma marca portuguesa líder nas áreas de reabilitação e construção de imóveis. Pioneira no setor, oferece serviços especializados em arquitetura, engenharia, carpintaria, serralharia, pintura, pavimentos, canalização, vidros, entre outros. Reconhecida pelos prémios conquistados, pela eleição consecutiva como a marca nº1 na Escolha do Consumidor, e pelo Marktest Reputation Index, a MELOM destaca-se pela inovação, tecnologia e rigor, consolidando a sua posição no setor de obras em casa.