Um franchising é uma parceria na qual uma empresa com marca de sucesso comprovada repassa integralmente a um terceiro a sua fórmula de negócio em troca de remunerações financeiras.
Podemos entender também o franchising como um método de fazer-se negócio, isto é, de ganhar-se dinheiro. Esta é na verdade a grande razão porque milhares de novos empreendedores no mundo inteiro vêm, há mais de setenta anos, arriscando capitais com menores chances de insucesso num franchising.
O futuro interessado em investir em um franchising – o chamado franchisado – tem um longo caminho a percorrer considerando as diversas alternativas disponíveis no mercado. Desde este desejo inicial até a assinatura do contrato de franchising e abertura de sua unidade “muita água vai passar por debaixo da ponte”. Convém lembrar que o contrato de franchising é o “marco zero” da relação entre o franchisador e o franchisado.
A experiência nos ensina que uma nova operação de franchising só será concretizada quando alinharem-se as três variáveis decisórias: a PESSOA do futuro franchisado, a adequação da LOCALIZAÇÃO e a capacidade financeira do pretendente (o DINHEIRO). Hoje em dia, os bons locais são difíceis e portanto caros; o dinheiro se não é abundante acaba por aparecer mas a pessoa do futuro franchisado precisa de adequar-se às expectativas (perfil) imaginadas pelo franchisador com quem terá de estar alinhado em suas expectativas e capaz de gerar uma atitude positiva (empatia).
Se ao menos uma destas três variáveis não alinhar-se, o contrato de franchising não será assinado. Este alinhamento das três variáveis é o que chamamos a combinação certa no franchising.
Querem ver se não temos razão? Se um franchisador tem um bom candidato no perfil desejado e tem o capital necessário mas não tem o local, não será possível a assinatura do contrato de franchising.
Querem ver outra combinação inadequada? O candidato tem dinheiro, um futuro local excelente (de grande visibilidade) mas o perfil não adequa-se com o desejado pelo franchisador, aí também não haverá assinatura de contrato.
A ideia de ser o primeiro a preencher uma cartela de números ou acertar as três figuras de uma máquina de caça-níqueis nos faz lembrar por analogia a necessária sequência de fatores do franchising; e poder-se dizer em alto e bom som: BINGO!
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José SCHWARTZ é consultor em franchising na Schwartz Consultores há mais de trinta anos no Brasil e atualmente está baseado em Portugal onde está a criar uma plataforma de internacionalização de marcas. É membro da Associação Portuguesa do Franchising (APF) e da Associação Brasileira do Franchising (ABF)