Muitos brasileiros estão cruzando o Oceano Atlântico em direção a Portugal, ano após ano. Em 2019, mais de 150 mil viviam legalmente no país, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior.
Uma das formas de morar e trabalhar em Portugal legalmente é o investimento em franquias. Primeiro, porque o modelo de negócio relaciona-se com o visto de empreendedor. Segundo, franquias apresentam menor risco do que abrir uma empresa sozinho, ainda mais num país diferente, com hábitos de consumo diferentes do Brasil.
Em Portugal, alguns brasileiros já descobriram este caminhoe são franqueados em franquias de ramos diversos: pizzaria, administração de condomínios, limpeza residencial, fitness, etc.
Para ajudar você, brasileiro, que está lendo este artigo, a trilhar o mesmo caminho, eu separei sete dicas sobre abrir um franchising em Portugal.
As franquias relacionam-se bem com o visto de empreendedor
Se não tem cidadania, mas quer morar e empreender em Portugal, há um visto específico para você.
O governo português criou umvisto para empreendedores– D2 -, que permite aospequenos empresários investirtambém em Portugal. Ele não exige uma quantia de investimento tão alta quanto o Golden.
Para solicitar o visto é necessárioconstituir uma empresano país, cumprindo todas as burocracias inerentes a isso. É nesse ponto que asfranquias se encaixam, porque você já pode vincular a compra da franquia à solicitação do seu visto.
Para a análise do seu pedido de visto, a autoridade competente levará em consideração o fato de você estar ingressando numa franquia de Portugal, com mais chances de dar certo do que se estivesse investindo por conta própria.
Ao fornecer o plano de negócios mediante assinatura do contrato de franchising, a franquia respalda o seu investimento em território português, que é a base da sua solicitação de visto de empreendedor.
Há franquias que não cobram taxa de entrada
Em Portugal há muitas franquias em vários setores, porém, há diferenças interessantes em relação às do Brasil.
No Brasil, estamos acostumados a analisar as ofertas comparando, dentre outros itens, taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda.
Aqui, nem todas as franquias praticam este tripé. Há quem cobre todos, mas há muitas que não cobram nem a taxa de entrada para que você acesse o know-how por elas desenvolvido.
Por um lado, o investimento fica mais acessível aos brasileiros que tem o câmbio em desfavor. Por outro, é preciso avaliar mais atentamente a razão da franquia não estar praticando as taxas que caracterizam o franchising brasileiro.
Mesmo com o câmbio desfavorável, há franquias baratas
O câmbio não está a nosso favor. Se você ainda está no Brasil ou obtém rendas de lá (alugueis, aposentadoria, etc.), qualquer valor investido aqui vai ser multiplicado por 4 a 5 vezes: se for investir 10 mil euros, terá de desembolsar 40 a 50 mil reais.
Contudo, a boa notícia para quem pretende empreender em Portugal através das franquias é que existem algumas que você poderá investir algo em torno de 250 mil reais com tudo, ou seja, reforma de ponto, mobiliários, comunicação visual, estoque, taxas e treinamentos, por exemplo.
No Brasil não se abre uma franquia de cafeteria com menos de 500 mil reais em dadas regiões do país e, se for dentro de um Shopping Center, os valores podem dobrar.
Outro ponto é que as franquias procuram estabelecer acordos com bancos de Portugal para facilitar a análise de crédito e concessão para os brasileiros que precisarem de complementações financeiras ou capital de giro.
Franquias querem brasileiros em Portugal
Muitas franquias já tem diversos franqueados brasileiros em sua rede. E, há diversas delas que querem este perfil de empreendedor.
Para tanto, as marcas procuram estar, conjuntamente com a APF – Associação Portuguesa de Franchising, nas feiras de franquias promovidas no Rio de Janeiro e em São Paulo, pela Associação Brasileiras de Franchising (ABF).
Várias delas, além de figurarem no catálogo de franquias da APF, também estão no portal Eurofranquias, criado com a missão de aproximar as franquias de Portugal dos brasileiros empreendedores, falando em português brasileiro, de brasileiro para brasileiro.
Para apoiar quem pretende investir em franquias, muitas marcas passaram a contar com serviços de apoio de assessoria de vistos e contabilidade, para facilitar a concretização do projeto.
População tem renda média alta
Agora, no que diz respeito ao consumidor português, apesar de ter uma população próxima à do Rio Grande do Sul, Portugal ainda assim é um mercado interessante devido a renda média de seus habitantes.
Segundo dados do Banco Mundial, a renda per capita gira em torno de 21 mil dólares, enquanto no Brasil, é menos da metade: quase 10 mil dólares. Indicador que dá pistas da razão de ser ver cidades, com menos de 200 mil habitantes, mais afastadas do litoral bem servidas de comércios e serviços.
Por exemplo, há Starbucks, Domino´s, McDonald´s, e outras grandes marcas de franquia internacionais em Braga, cidade com quase 140 mil habitantes. No Brasil, muitas dessas operações concentram suas lojas em regiões mais prósperas e habitadas como as capitais.
Em cidades com 20 mil habitantes, você verá todos os principais supermercados, bancos, diversas cafeterias e padarias, demonstrando a diferença nas oportunidades de investimento em cidades menores.
Governo aposta na imigração
Portugal é um país envelhecido, com taxa de natalidade baixa, o que poderia deixar um empreendedor um pouco desconfiado.
Contudo, o governo tem investido em políticas de estímulo a natalidade e incentivado a vinda de imigrantes, criando vistos diversos e algumas facilidades fiscais. São razões pelas quais a população de brasileiros de renda mais alta e mais escolaridade está crescendo e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.
Por outro lado, a quantidade de pessoas mais velhas abre oportunidade para serviços que no Brasil ainda não encontram tanto eco, tais como os das franquias dedicadas ao cuidado de idosos.
Com o aumento de imigrantes, também se abrem perspectivas no chamado mercado da saudade. Por exemplo, há franquias que chegaram em Portugal, nos últimos 2 anos, trazidas por brasileiros que se tornaram masterfranqueados no país.
Turismo contribui para a faturação dos negócios
Além do aumento do número de imigrantes (não apenas brasileiros), nos meses de férias (junho, julho, agosto), muitos turistas vem para Portugal, mais que dobrando a sua população.
O país tem sido considerado um dos melhores destinos turísticos da Europa por anos consecutivos, atraindo turistas de diversas nacionalidades, inclusive americanos. O fenómeno pode ser uma oportunidade para franquias relacionadas ao turismo como restaurantes, cafetarias, gelatarias, hostels, entre outros.
Contudo, apesar do volume de consumidores, vai exigir de você um planeamento financeiro, de estoque, de atendimento ao cliente, de recursos humanos, etc., mais criterioso para que o negócio possa aproveitar a alta temporada e ser sustentável na baixa.
Portugal pode ser menor em dados aspectos em relação ao Brasil, mas não subestime seu potencial. Está inserido na União Europeia, apresentando bons índices económicos, que tem atraído muitos imigrantes empreendedores e os próprios portugueses que enxergaram perspectivas para voltar e investir em sua terra natal.
Sem dúvida é um país cheio de oportunidades para quem quer começar uma nova vida num novo país.
Karoline Portela
- Brasileira, vivendo e empreendendo em Portugal.
- Mais de 10 anos como franqueada do Fran´s Café no Brasil.
- Co-fundadora do portal Eurofranquias.com, membro-associado da APF.