Depois de ter anunciado em setembro a ação “Olhar pelo Futuro” com 1000 crianças, que celebra o Mês da Visão em outubro, a rede de franchising MultiOpticas ajudam 1300 crianças de 130 escolas do ensino básico por todo o país, oferecendo cuidados de saúde visual e “Cheques Visão”, no valor de 100€.

Depois da crescente adesão à iniciativa, dia 14 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Visão, lojas próprias e franquias estiveram presentes em mais de 40 escolas a nível nacional para entregar a crianças de famílias carenciadas, referenciadas e identificadas por cada um dos seus agrupamentos, “cheques visão”.

Em Lisboa, Escola Básica Actor Vale contou com a presença do Coordenador da Escola, Luis Feijão, do Diretor do Agrupamento de Escolas das Olaias, Francisco Simões, da Diretora de Marketing da MultiOpticas, Sandra Silva, da Coordenadora da área de Responsabilidade Social da MultiOpticas, Ana Portugal, do CEO da MultiOpticas, Rui Borges e de Cláudio Ramos.

Para além desta iniciativa, neste dia, foram entregues em Lisboa “cheques visão” na Escola EB1 C /JI Arco Iris e na Escola Básica Quinta dos Frades.

Dado que a visão desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico e social, é amplamente estimado que aproximadamente 80% do processo de aprendizagem ocorre por meio do sistema visual. Isso enfatiza a importância de assegurar que as crianças tenham acesso a uma aprendizagem adequada e igualdade de oportunidades, uma vez que a visão desempenha um papel fundamental nesse processo.

Em Portugal, 25% da população é diagnosticada com miopia, sendo que entre as faixas etárias de 18 a 25 anos, esse número sobe para aproximadamente 30%. Nas crianças, tem sido observado um aumento na incidência da miopia, que não só está relacionado a fatores genéticos, mas também a comportamentos e estilos de vida, como a falta de atividades ao ar livre, longos períodos de atividades de proximidade, como leitura e jogos, e a insuficiente exposição a níveis adequados de iluminação. Esses fatores desempenham um papel significativo no aumento de casos de miopia entre a população infantil. Além da miopia, outras condições oculares também podem afetar o desenvolvimento social e educacional, frequentemente associadas a desafios de aprendizagem.